Projeto 'Cine Solar' leva cinema para a cidade de Trindade hoje

Uma exibição de filme feita a partir da energia solar. É assim que funciona o projeto 'Cine Solar' que chega ao município pernambucano de Trindade nesta quinta-feira (27), na Academia das Cidades. O público poderá assistir, a partir das 18h30, a curtas-metragens, filmes e a uma apresentação cultural. A participação popular é gratuita.

O projeto apresenta uma lógica inovadora. Uma van foi equipada com placas solares que possibilitam, através de um sistema conversor de energia solar para elétrica, a exibição de filmes e apresentações artísticas. No interior do veículo, fica um telão com metragem de 200 polegadas, sistema de projeção e som e até um estúdio de gravação. Também são montados 100 assentos para o público.

Segundo a idealizadora e coordenadora do projeto, Cynthia Alario, é emocionante visitar o Sertão e em contato com pessoas da região. "É muito legal, além da gente se deparar com pessoas que nunca foram ao cinema, a gente vem agradecer pela oportinidade. Uma vez chegou um menino de seis anos de idade que estava com a mãe, e ele me perguntou de onde veio todaessa ideia toda, eu respondi da cabeça e do coração. Isso é gratificante a gente poder levar alegria e outras possibilidades. Estaremos em Trinadde e esperamos voltar ao Sertão em breve", ressalta.

De acordo com a programação, às 18h30 serão exibidos curtas-metragens infantis que possuem temáticas sustentáveis, com a temática da sustentabilidade e o curta produzido durante a oficina. Já às 19h10 acontece a apresentação do grupo local “Quadrilha Junina Balão Mágico”. A exibição do filme acontece às 19h30, a obra escolhida é “Tudo que aprendemos juntos”, dirigido por Sérgio Machado que tem como protagonista Lázaro Ramos.

Além das sessões e das oficinas de cinema, também é promovida música orgânica e ecografite para crianças e adolescentes. Em trindade, das 9h às 12h será realizada uma oficina de cinema direcionada a jovens.

O projeto é realizado através da Lei de Incentivo à Cultura e começou no ano de 2013, o Cinesolar realizou cerca de 230 sessões em cidades de “todo” o País, ultrapassando 45 mil espectadores.

G1 Petrolina

Postar um comentário

MKRdezign

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget