Araripina e Bodocó estão no roteiro do Sonora Brasil

O Sertão de Pernambuco vai abrir espaço para nova edição do Sonora Brasil. Nesta semana, os grupos Teko Guarani e Nóg Gã vão se apresentar no Sesc Ler Araripina, nesta sexta-feira (19/07), e sábado (20/07), na Praça Matriz, em Bodocó. As entradas são gratuitas e classificação etária é livre.

O Grupo Teko Guarani é da Aldeia Tekoa Anhetenguá, na Lomba do Pinheiro, em Porto Alegre (RS). Lá, vivem 16 famílias Mbyá-Guarani. Já o Grupo Nóg Gã é composto por indígenas da região de São Leopoldo (RS). É composto por indígenas de diversas aldeias Kaingang.

O coral infanto-juvenil Grupo Teko Guarani utiliza o mbaraká (violão) com cinco cordas e cada uma representa uma divindade Mbyá: Tupã, Kuaray, Karaí, Jakairá e Tupã Mirim. O ravé (violino/rabeca) possui três cordas e é considerado um instrumento de invenção indígena. O mbaraká miri (chocalho) e o angu´á pú (tambor) têm funções primordiais na sustentação do andamento e ritmo musicais, além da importância no estabelecimento da conexão com as divindades. Já o Grupo Nóg Gã utiliza as lanças de guerra como instrumento percussivo. Em contato ao chão, realizam simbolicamente uma demarcação e embasam ritmicamente as marcas coreográficas.

serviço – Sonora Brasil

Araripina
Data: 19 de julho
Hora: 19h30
Local: Sesc Ler Araripina (Rua Ver. José Barreto de Alencar, s/n, Centro)
Informações: (87) 3873.0812
Entrada: gratuita


Bodocó
Data: 20 de julho
Hora: 20h
Local: Praça Matriz
Informações: (87) 3878.1724

Postar um comentário

MKRdezign

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget