FIEPE do Araripe realiza curso sobre Auditoria Trabalhista


A Unidade Regional Sertão do Araripe da Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco – FIEPE realizou nos dias 28 e 29 de junho o curso sobre Auditoria Trabalhista que foi ministrado por Elziane Nobrega e teve a participação de empresários da região.

As auditorias trabalhistas internas têm como objetivo principal otimizar os resultados da empresa por meio da eficiência da gestão da área de Recursos Humanos através do aperfeiçoamento da execução das obrigações  e processos organizacionais na área trabalhista detectando e sugerindo alterações quando necessárias.

Durante o curso, foram apresentadas as interpretações mais atuais sobre a legislação trabalhista e os conceitos de trabalho intermitente, teletrabalho ou home office, trabalho em regime parcial, trabalho autônomo além das novas regras da jornada de trabalho a exemplo do banco de horas, intervalo intrajornada, jornada 12x36, férias, salário e remuneração, dano extrapatrimonial, rescisão, demissão voluntária e por justa causa e outros temas que fazem parte do cotidiano da área de Departamento Pessoal das empresas.

De acordo com a instrutora Elziane Nobrega, o ponto principal da auditoria trabalhista interna é prevenir a empresa de cometer falhas em seus procedimentos. “O foco da auditoria interna é identificar, de forma preventiva, as falhas que podem gerar problemas com os órgãos competentes, tais como a Justiça do Trabalho e o Ministério do Trabalho, evitando a propagação de erros que podem ter como consequência autuações fiscais ou, em casos mais graves, processos trabalhistas”, destacou.

Alba Nusia Mendes, gerente do Sistema FIEPE na região do Araripe, enfatizou que as empresas que investem em auditorias internas conseguem mais competitividade além de proporcionar um ambiente de trabalho adequado para seus funcionários. “As normas e leis trabalhistas estão para proteger o empregador e os trabalhadores e dar às empresas a segurança de que estão operando dentro da legalidade. Isto garante que o ambiente de trabalho seja agradável e contribui para a produtividade”.


Assessoria de Comunicação

Postar um comentário

MKRdezign

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget