Câmara de Vereadores em parceria com a Prefeitura de Bodocó realizam I Audiência Pública no Combate a Depressão

Com o tema: “À Favor da Vida, no Combate a Depressão e Ansiedade”, a Câmara de Vereadores, em parceria com a Prefeitura de Bodocó, realizaram a I Audiência Pública, na noite da última sexta-feira (27), integrando as ações da Campanha do Setembro Amarelo (Mês de Combate ao Suicídio).

O evento foi realizado com o apoio das Secretarias Municipais de Saúde, Assistência Social, Educação e Cultura e aconteceu na Escola João Carlos Lócio de Almeida.

Presentes ao evento, o prefeito Túlio Alves, o vice-prefeito Edmilson Alencar, o presidente da Câmara de Vereadores, “Chico Bolim”, a Comissão da Audiência Pública, composta pelos vereadores: Roberto Farias, Mikael Félix, Ronildo Moreira, João Vitor, Adalto Pereira e Leninha Diniz. Além dos vereadores: Dário Brito, Joel Bezerra e Pedro Pedrosa, as/os secretárias/os Patrícia Novais (Saúde), Maria Luiza (Assistência Social), Renato Lócio (Cultura) e Paulo de Tasso (Educação), a representante do Poder Judiciário, Silvaneide Miranda, o diretor da Escola João Carlos Lócio de Almeida, José Hamilton e a jornalista Ana Abrantes.

O evento contou com palestras do psiquiatra, Dr. Carlito Onofre (Depressão e Suicídio) e dos psicólogos Raimundo Rodrigues (Depressão Uma Visão Psicológica) e Eliane Lopes (A Importância da Psicoterapia).

A secretária de Saúde Patrícia Novais pontuou que o município contará em breve com leitos habilitados para saúde mental e que os leitos já estão sendo implantados na obra de ampliação e reforma do hospital municipal e que também são disponibilizados atendimentos psiquiátricos ambulatoriais na Policlínica.

“Devemos trabalhar a temática da campanha do Setembro Amarelo não apenas durante o mês de setembro, nós profissionais independente da área, precisamos ter iniciativas nas ações e posturas que sejam rotineiras no dia-a-dia desde observar comportamentos dentro da nossa própria casa, no trabalho, na família. Acompanho a politica de saúde mental desde 2009 e muito já foi feito, mas temos muito a evoluir ainda. Hoje conseguimos ouvir, ver e sentir a tentativa de suicídio constantemente, por isso devemos traçar planos justamente para enfrentar o problema não só como um problema exclusivo da saúde, todos nós temos que nos unirmos e tentar identificar uma pessoa que tenha pensamento suicida para buscar solução para ajuda e resgatar vidas, acrescentou Patrícia Novais.

“Estamos todos unidos nesta causa para buscar soluções que possam amenizar os problemas de depressão e ansiedade que não distinguem idade ou classe social no nosso município, enfatizou o prefeito Túlio Alves.

“A audiência púbica é uma forma de participação popular referente a assuntos ligados à sociedade, que tem como objetivo construirmos juntos com todos os poderes da sociedade um projeto e daqui nascer ideias pra que a gente possa combater esse mal no nosso município. A gente está dando o primeiro passo, com a sugestão de criar um comitê permanente de enfrentamento a esse mal tão cruel, disse o presidente da Comissão, o vereador Roberto Farias.

Foi definido que será criado um comitê misto permanente de combate a depressão e ansiedade com a participação de vários segmentos da sociedade. O evento contou com apresentações culturais.



Assessoria de Comunicação
Marcadores:

Postar um comentário

MKRdezign

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget