Últimas Notícias

Ministério Público do Trabalho move 131 ações no polo gesseiro do Araripe de Pernambuco


Relatório parcial do Projeto Gesso foi concluído pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) no mês passado. A principal finalidade da ação é regularizar as condições de saúde e segurança no trabalho no polo gesseiro do Sertão do Araripe pernambucano, responsável pela produção de cerca de 95% do gesso do Brasil. No período de dois anos, 161 empresas foram inspecionadas, 131 ações civis públicas foram movidas e 2.288 trabalhadores beneficiados. As indenizações por danos morais somam R$ 800 mil.
Dados preliminares foram apresentados no fim de agosto pelo coordenador do projeto, o procurador do Trabalho Ulisses Dias de Carvalho. Ele avalia que a situação geral dos trabalhadores ativados nas empresas inspecionadas vem melhorando, a partir da extensão da atuação e das informações colhidas nas visitas realizadas nos municípios que integram a região do Araripe, embora alguns estabelecimentos tenham sido fechados.
O procurador também constatou que há informações de diminuição no número de reclamações trabalhistas ajuizadas contra as empresas do polo nos últimos 12 meses, mesmo com a grave crise econômica em curso no Brasil.

 Alvinho Patriota

Nenhum comentário