Últimas Notícias

Dia Nacional do Forró é marcado por homenagens a Luiz Gonzaga, em Exu, Sertão de PE

Se estivesse vivo, Luiz Gonzaga completaria nesta sexta-feira (13) 107 anos. Na terra do Rei do Baião, em Exu, no Sertão, de Pernambuco, a data está sendo comemorada ao som da sanfona. A programação no Parque Aza Branca, que começou por volta das 5h, só termina no domingo (15), com a tradicional missa embaixo do pé de Juazeiro. O aniversário do Velho Lua também simboliza o Dia Nacional do Forró.

A concentração dos sanfoneiros, vindos de várias partes do Nordeste, começou cedo, no Centro de Exu. Por volta das 8h, os músicos saíram pelas principais ruas da cidade tocando sucessos que marcaram a carreira do Rei do Baião.

A ‘sanfoneada’, uma passeata embalada pelo som do forró, seguiu até o Parque Aza Branca. Um percurso de cerca de 2 km, marcado pela reverência a um dos maiores nomes da cultura brasileira.

O ator e sanfoneiro Chambinho do Acordeon, que interpretou o Velho Lua no filme ‘Gonzaga: de Pai para Filho’, também esteve presente na festa em homenagem ao Rei do Baião, a quem ele descreve desta maneira. “Luz Gonzaga é poesia. Luiz Gonzaga é saudade. Luiz Gonzaga é sanfona e baião”.

As festividades, que seguem até o domingo, fazem parte da 16ª edição do Festival Viva Gonzagão. Local onde está sendo realizado o evento, o Parque Aza Branca abriga o ‘Museu do Gonzagão’, onde é possível ver o maior acervo de peças que contam a história de Luiz Gonzaga.



G1 Petrolina/Foto: Kris de Lima / TV Grande Rio


Nenhum comentário