Início PERNAMBUCO Marília chega a 28% e lidera em todos os cenários

Marília chega a 28% e lidera em todos os cenários

264
0

A entrada de Marília Arraes como pré-candidata do Solidariedade ao Governo de Pernambuco trouxe uma profunda mudança no cenário da sucessão estadual, conforme pesquisa do Instituto Conectar, de Natal (RN), com exclusividade para este blog. Ela aparece na liderança com o dobro das intenções de voto da pré-candidata do PSDB, Raquel Lyra. O Conectar fez vários cenários. No primeiro, Marília aparece com 28% das intenções de voto contra 14% de Raquel.

Miguel Coelho, do União Brasil, vem em seguida, empatado, tecnicamente, com Raquel, com 11%. Pré-candidato do Partido Liberal (PL), Anderson Ferreira desponta com 8% e Danilo Cabral, do PSB, tem 6%, enquanto João Arnaldo, do Psol, aparece com 2%. Jones Manoel, do PCB, é o último, com 1%. Brancos, nulos e indecisos somam 22%, enquanto 10% representam a soma dos que não sabem ou não responderam.

No levantamento espontâneo, no qual o eleitor é forçado a lembrar o nome do candidato sem o disquete com todos os nomes, Raquel lidera com 4%, Paulo Câmara é citado com 4%, Marília 3%, Miguel 3%, Anderson 2%, Danilo 1% e João Campos 1%. Brancos e nulos representam 20% e os que não souberam responder são 58%. Também foram projetados os votos válidos. Se a eleição fosse hoje, Marília teria 40%, Raquel Lyra 20%, Miguel Coelho 16%, Anderson Ferreira 12%, Danilo Cabral 9%, João Arnaldo 3% e Jones Manoel 1%.

No cenário dois, quando o nome de Marília é retirado do levantamento, Raquel lidera com 21% e Miguel Coelho aparece em segundo com 15%. Anderson vem em terceiro, com 11%, Danilo tem 8%, José Arnaldo 4% e Jones 3%. Indecisos, brancos e nulos somam 28% e entre os que não quiseram ou se recusaram a responder representam 11%. Quanto aos votos válidos, Raquel teria 34%, Miguel 24%, Anderson 17%, Danilo 13%, João Arnaldo 7% e Jones 4%.

Já o terceiro cenário, no qual quem fica de fora é Miguel Coelho, Marília vai a 31% e Raquel aparece com 17%, Anderson tem 9%, Danilo 6%, João Arnaldo 3% e Jones 1%. Brancos, nulos e indecisos chegam a 25% e 8% são os que não souberam responder ou se negaram a responder. Nos votos válidos, Marília vai a 46%, Raquel 25%, Anderson 14%, Danilo 10%, João Arnaldo 5% e Jones 1%.

Na projeção do quarto cenário, sem Raquel, Marília também lidera com 34%, Miguel vem em segundo com 12%, Anderson tem 9%, Danilo 8%, João Arnaldo 4% e Jones 1%. Indecisos e brancos somam 25% e entre os que não responderam ou se negaram a responder o percentual é 8%. Nos votos válidos, Marília teria 51%, Miguel 18%, Anderson 13%, Danilo 11%, João Arnaldo 6% e Jones 1%.

No quinto cenário, no qual ficam de fora Marília e Miguel, Raquel lidera com 25%, Anderson e Danilo aparecem empatados em segundo com 11%, João Arnaldo sobe para 7% e Jones tem 2%. Brancos e nulos somam 34% e os que não souberam ou não quiseram responder são 11%. Nos votos válidos, Raquel teria 46%, Anderson 19% e Danilo 19%, João Arnaldo 12% e Jones 3%.

O Conectar projetou o sexto cenário, excluindo Marília e Raquel. Neste, Miguel lidera com 18%, Anderson e Danilo vem em seguida empatados com 12%, João Arnaldo tem 7% e Jones 2%. Brancos e nulos vão a 38% e os que não souberam ou se recusaram somam 11%. Nos votos válidos, Miguel teria 36%, Danilo 24%, Anderson 23%, João Arnaldo 13% e Jones 4%.

Por fim, no sétimo e último cenário, excluídos Raquel e Miguel, Marília vai a 38%, Anderson e Danilo aparecem empatados com 10%, João Arnaldo tem 5% e Jones 1%. Brancos e nulos somam 28% e os que não sabem ou se recusaram a responder são 9%. Já nos votos válidos, Marília vai a 60%, Anderson e Danilo teriam 15%, João Arnaldo 8% e Jones 2%.

No quesito rejeição, Danilo lidera. Entre os entrevistados, 34% disseram que não votariam nele de jeito nenhum, mesmo percentual de João Arnaldo. Anderson vem em seguida com 31%, Miguel Coelho depois, com 29%, Jones 28%, Marília 26% e Raquel por último com 25%.

A pesquisa foi realizada presencialmente, entre os dias 26 a 29 deste mês, em 55 municípios nas diversas regiões do Estado, sendo aplicados mil questionários, com margem de erro de 3,1 pontos percentuais e intervalo de confiança de 95%. Os registros eleitorais são 07089/2022, no TSE, e 02798/2022, no TRE.

 

Jaboatão - Luz

Confira os últimos posts


30/03


 

2022

Marília também lidera com folga para o Senado

 

Na pesquisa para o Senado, cujos nomes ainda não estão definidos, o Instituto Conectar também fez a projeção envolvendo seis cenários. Da mesma forma que na corrida para o Governo, Marília lidera em todos. No primeiro, aparece com 47% das intenções de voto. Em segundo vem André de Paula (PSD), com 10%, em terceiro Gilson Machado (PL), com 4% e, por último, Eugênia Lima, do Psol, com 2%. Brancos e nulos chegam a 27% e os que não souberam ou se recusaram a responder são 10%.

No cenário dois, no qual Marília é excluída, Raquel lidera com 27%, André sobe para 15%, Gilson tem 5% e Eugênia 3%. Brancos e nulos sobem para 40% e os que não souberam responder são 11%. No cenário três, no qual aparece o nome de Luciana Santos (PCdoB) no lugar de André, Marília vai a 49% e Luciana tem 6%, Gilson se mantém em 5% e Eugênia 2%. Brancos e nulos são 28% e os que não sabem 10%.

No quarto, com Raquel no lugar de Marília, a tucana lidera com 32%, Luciana tem 8%, Gilson 6%, Eugênia 3%. Brancos e nulos somam 41% e não responderam 10%. No quinto, no qual o candidato da Frente Popular seria Teresa Leitão (PT), Marília lidera com 49%, Teresa tem 5%, Gilson 4% e Eugênia 2%. Brancos e nulos vão a 29% e os que não responderam 11%.

No sexto e último cenário, no qual Marília é trocada por Raquel, a tucana lidera com 33%, Gilson aparece com 6% e Teresa com 5%, enquanto Eugênia 3%. Brancos e nulos vão a 41% e 12% são os que não sabem ou não responderam. Na espontânea, quando o eleitor é forçado a lembrar o nome do candidato, são citados apenas Humberto (1%), André de Paula(1%) e Gilson 1%.

A pesquisa foi realizada presencialmente entre os dias 26 a 29 deste mês em todas as regiões do Estado, sendo aplicados mil questionários, com margem de erro de 3,1 pontos percentuais e intervalo de confiança de 95%. Os registros eleitorais são 07089/2022, no TSE, e 02798/2022, no TRE.

 

Paixão de Cristo 2022

29/03


 

2022

Nomes nacionais na grade do São João de Petrolina

 

Foram dois anos de espera para reaquecer os corações apaixonados pelas festas juninas, mas agora está confirmado. Do dia 17 a 26 de junho, Petrolina será a capital nacional do São João. O prefeito Miguel Coelho e o vice Simão Durando anunciaram as atrações do ciclo junino 2022. A programação foi detalhada durante uma transmissão ao vivo pelas redes sociais na noite de hoje.

Já consolidado como um dos melhores eventos do Brasil, o São João de Petrolina terá apresentações a partir de maio. O ciclo junino promoverá concursos tradicionais, apresentações culturais de artistas regionais entre outras atrações. No dia 16 de junho, começa uma maratona de shows no pátio de eventos que foi construído no antigo Ceape, na Avenida Sete de Setembro.

A grade de programação terá atrações para todos os gostos e idades. Safadão, Mari Fernandes, Jorge e Mateus, Gusttavo Lima, Marcynho Sensação, Pedro Sampaio, Dennis DJ, Priscila Senna, Leonardo, Bell Marques, Zezé di Camargo e Luciano, Maciel Melo, Elba Ramalho, Elisson Castro, Fabiana Santiago, entre outros que vão garantir o forró, o sertanejo, a sofrência e o piseiro, ritmos que encantam os brasileiros.

Confira a programação completa

Sexta (17)
Mano Walter, Zezé di Camargo & Luciano, Luan Estilizado, Mirella & Lenno e atração surpresa

Sábado (18)
Calcinha Preta, Jonas Esticado, Limão com Mel, Priscila Senna e Fabiana Santiago

Domingo (19)
Bell Marques, Elba Ramalho, Lucy Alves, Cavaleiros do Forró e Pisadinha de Luxo

Terça (21)
Bruno e Marrone, Leonardo, Elisson Castro e duas atrações surpresas

Quarta (22)
Jorge e Mateus, Dennis DJ, Natan, Dorgival Dantas e Silas

Quinta (23)
Wesley Safadão, Gustavo Miotto, Eric Land, Zé Vaqueiro e Edu Carva

Sexta (24)
Xand Avião, Felipe Amorim, Mari Fernandes, Chitãozinho e Xororó e Maciel Melo

Sábado (25)
Gusttavo Lima, Simone e Simária, Avine Vinny, Pedro Sampaio e Pedro Cavalcante

Domingo (26)
Marcynho Sensação, Matheus e Kauan, Maiara e Maraisa, Saia Rodada e Trio Granah

 

Petrolina Turismo - março 2022

29/03


 

2022

Deputado pede detalhes de projeto de escola que ameaça zona de preservação

 

O deputado federal Túlio Gadêlha (PDT) entrou com um pedido de informações ao Ministério da Defesa a fim de apurar os detalhes da construção da Escola de Formação e Graduação de Sargentos de Carreira do Exército na cidade Paudalho, em Pernambuco. Na semana passada, o presidente Jair Bolsonaro esteve na cidade para o lançamento da pedra fundamental da escola. O projeto prevê que o centro congregue a formação de sargentos, que hoje é espalhada pelo país.

O projeto prevê que a escola seja erguida com dispensa de licenciamento ambiental dentro da Área de Proteção Ambiental (APA) Aldeia-Beberibe. Para construir a escola, estima-se o desmatamento de 150 hectares de Mata Atlântica em Chã de Cruz, distrito a aproximadamente 15 quilômetros do município de Paudalho.

“Os responsáveis pelo empreendimento, possuem ciência que a área prevista para construção e instalação da escola de sargentos se trata de área de proteção ambiental (APA), amparada pelas leis de proteção aos mananciais, pela lei da Mata Atlântica e por diversas outras legislações de proteção ambiental que impõem restrições e limites a empreendimentos que coloquem em risco o ecossistema destas áreas?”, questiona Gadêlha.

 


29/03


 

2022

Máscaras permanecem obrigatórias nos ônibus e terminais

 

O secretário de Saúde de Pernambuco, André Longo, esclareceu, hoje, que o uso de máscara permanece obrigatório nos terminais de passageiros e no transporte coletivo. Ele recomendou, ainda, a continuidade da proteção, em espaços abertos, por pessoas com sintomas gripais, idosos que não tomaram as doses de reforço recomendadas e pacientes imunossuprimidos – a exemplo dos que estão em tratamento de câncer, transplantados, pessoas vivendo com HIV, pacientes com doenças autoimunes ou que passam por tratamento de hemodiálise.

Durante coletiva do Governo de Pernambuco, no Palácio do Campo das Princesas, André Longo também detalhou as flexibilizações no Plano de Convivência com a Covid-19, válidas a partir de hoje. Os eventos e as partidas de futebol profissional podem ser realizados com capacidade total de público e não será mais obrigatória a utilização de máscaras em ambientes abertos. Segue sendo necessária a comprovação do passaporte vacinal para acesso a eventos e serviços de alimentação.

O secretário ressaltou a importância do avanço da vacinação para que as atuais medidas pudessem ser adotadas. “Não há a menor dúvida de que as flexibilizações que estamos anunciando esta semana são resultado do avanço da vacinação. Destaco que, mesmo com um cenário já positivo, a situação pode ser ainda melhor e pode se sustentar se conseguirmos avançar mais nesse quesito”, disse.

Também presente à coletiva, a secretária executiva de Desenvolvimento Econômico, Sidia Haiut, reforçou que apesar das novas medidas é necessário manter os cuidados e a atenção máxima no cumprimento dos protocolos. “Essa é uma fase essencial para que o Governo do Estado consiga manter o suporte à saúde e que a economia não precise sofrer novas restrições. Além disso, vai ser muito importante a observação desses próximos dias para que possamos evitar futuros recuos no Plano de Convivência”, enfatizou.

 

Ipojuca - Março 2022

29/03


 

2022

Raquel imita Anderson na despedida

 

Após o prefeito de Jaboatão, Anderson Ferreira, pré-candidato do PL a governador, anunciar que deixará o cargo na quinta-feira sem pompa, a criativa Raquel Lyra, prefeita de Caruaru e pré-candidata tucana, também anunciou que fará o mesmo e que tudo estava sendo planejado há muito tempo. Mas fontes ligadas ao PSDB afirmam que, na verdade, ela decidiu baixar a bola e mudar o discurso após ver o posicionamento de Anderson.

 

Caruaru - março 2022

29/03


 

2022

Caruaru: Promotorias requerem vistorias no transporte escolar

 

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE), por meio das 1ª e 2ª Promotorias de Justiça de Defesa da Cidadania de Caruaru, com atuação na Educação e no Patrimônio Público, protocolou na Vara da Fazenda Pública da Comarca de Caruaru, no dia 25 de março, uma Cautelar Antecedente em face do Município, requerendo a suspensão do contrato de nº 25/2021 com a empresa contratada para a prestação do serviço de transporte escolar, até que seja feita a vistoria determinada no contrato, como requisito para início da prestação do serviço. As informações são do blog do Wagner Gil.

Após investigação nas 1ª e 2ª Promotorias de episódios envolvendo transporte escolar no município, verificou-se que diversos pontos do contrato não estão sendo cumpridos.

Portanto o pedido do MPPE se fundamenta pelo risco da manutenção de contrato sem a identificação precisa dos veículos que irão ser utilizados na prestação de serviços, bem como da verificação não só do atendimento das cláusulas contratuais, mas principalmente pelo atendimento das normas de segurança previstas na legislação de trânsito brasileiro, evitando-se assim uma tragédia como a ocorrida no município vizinho de Riacho das Almas. A vida e a segurança de crianças e adolescentes no trajeto à escola integram o direito à educação e deve ser prioridade da gestão municipal.

Conforme trecho do documento, a execução da despesa não consta a devida medição com auxílio de GPS, nem tampouco a documentação dos veículos utilizados, a identificação dos motoristas com a respectiva habilitação, não consta ainda a necessária vistoria pela Secretaria de Educação para apresentação dos veículos, embora prevista no termo de referência, no edital, no contrato e recomendado pela 2ª Promotoria de Cidadania de Caruaru como condição para contratação e pagamento.

Também foi feito acompanhamento pela 1ª Promotoria de Cidadania de Caruaru no procedimento administrativo nº 10/2017 da realização do curso específico para condução de veículos que realizam o transporte escolar em Caruaru. A ausência de cobrança do referido curso aos motoristas da empresa contratada destoa, quando num passado recente o Município já havia qualificado todos os motoristas do transporte escolar, de acordo com a Cautelar Antecedente nº 4459-60.2022.8.17.2480.

Veículos de transporte escolar autuados pela PRF em 2022 – Na primeira quinzena de fevereiro, foram autuados quatro veículos: 1) veículo placa LPJ 4601, Mercedes Benz, modelo MPOLO TORINO U, de cor branca, que transportava alunos das escolas Pedro de Souza e Gianete Silva; 2) veículo placa KGB 2346, VW/INDUSCAR APACHE U, cor azul, (ano de fabricação 2009) que transportava alunos das José Carlos Florêncio, Vicente Monteiro e Nélson Barbalho; 3) veículo KHJ 7A51, M. Benz/INDUSCAR APACHE A, cor branca, (ano de fabricação 2007),  com alunos das Escolas Pedro de Souza e Gianete Silva; e 4) veículo placa KQW 3G13, VW, MPOLO IDEALE R., cor prata, transportando estudantes para as escolas Vicente Monteiro, José Carlos de Oliveira e Estadual de Caruaru.

 

Cabo IPTU -Março 2022

29/03


 

2022

Justiça e Receita Federal procuram noiva de Lula

 

Um dos endereços da socióloga Rosângela da Silva, a Janja, 55 anos de idade, noiva do ex-presidente Lula, é um apartamento em um sofisticado prédio da Avenida Vieira Souto, na beira da praia, no Rio de Janeiro, onde a diária custa 2.600 reais. É um dos aluguéis mais caros do Rio de Janeiro, mas os oficiais de Justiça não conseguem encontrá-la para cobrar dívidas.

Janja deve mais de 220 mil reais, segundo ações na Justiça Federal e no Tribunal de Justiça do Paraná. Em um dos processos, a Caixa Econômica Federal cobra 109 mil reais da companheira do ex-presidente. A Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional inscreveu o nome de Janja na Dívida Ativa da União, com débitos que somam 111 mil reais. Estas dívidas estão associadas ao Imposto de Renda. A página da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional não detalha que tipo de irregularidade foi cometida junto ao Fisco. Os débitos já transitaram pela fase administrativa e o próximo passo será um processo judicial.

Janja também acumula dívidas de menor valor. Em outro processo, que tramita desde 2018 no Tribunal de Justiça do Paraná, o Condomínio Edifício Jardim Larissa, em Curitiba, cobra da namorada de Lula 3.700 reais, referentes à prestações atrasadas de condomínio.

Um dos últimos andamentos da ação de cobrança é um documento assinado por um oficial de Justiça, em fevereiro último, informando que não ela não foi localizada m Curitiba – num segundo endereço que consta como sendo da petista.

Janja informou, por intermédio de assessoria, que a dívida com a Caixa Econômica Federal está em fase de negociação. Já o débito junto à Receita, informou a noiva de Lula, trata-se de “questões particulares com tratativas negociais normais”. A pendência com o condomínio, segundo ela, já  foi resolvida.

 

Arcoverde janeiro 2022 - 2

29/03


 

2022

Deputado anuncia retorno de Garanhuns ao Mapa do Turismo

 

O deputado federal Fernando Rodolfo (PL) comemorou o retorno do município de Garanhuns, no Agreste pernambucano, ao Mapa do Turismo Brasileiro. O anúncio foi feito após reunião com o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, em Brasília. Com a presença no Mapa, agora a cidade poderá ter acesso a políticas públicas de incentivo, e eventos tradicionais como o Festival de Inverno de Garanhuns poderão ter novamente o patrocínio do ministério.

“É uma grande alegria poder anunciar a volta de Garanhuns ao Mapa do Turismo. Foi uma luta que abraçamos em Brasília, ainda na gestão anterior do ministério, quando trabalhamos junto ao então prefeito Izaías Régis para conseguir toda a documentação. Desde então, Gilson assumiu e eu vinha pedindo incansavelmente, e agora agradeço pelo gesto e pela atenção do ministro, que possibilitaram esse retorno de Garanhuns ao Mapa do Turismo”, destacou Fernando Rodolfo, que é natural de Garanhuns

Para Gilson Machado, o anúncio corrige uma distorção que é comum na política. “Era um desses absurdos que ocorrem no Brasil. Se Garanhuns não conseguisse se adequar, mesmo por um motivo documental, teria que esperar dois anos para tentar novamente ter acesso às políticas públicas. E todo mundo sabe que Garanhuns é uma cidade turística de fato, e agora voltou a ser de direito, graças ao empenho do deputado Fernando Rodolfo, que cumpriu o papel fundamental de um parlamentar”, afirmou o ministro.

 

Belo Jardim 2

29/03


 

2022

Silva e Luna vê risco à reputação da Petrobras

 

O presidente da Petrobras, Joaquim Silva e Luna, de saída do cargo após ter sido substituído pelo presidente Jair Bolsonaro afirmou, hoje, que, por lei, a estatal não pode fazer política pública com os preços dos combustíveis e “menos ainda” política partidária.

Luna deu a declaração durante palestra sobre a Petrobras em seminário promovido pelo Superior Tribunal Militar (STM). Após o evento, ao falar a jornalistas, disse que a reputação da empresa “pode estar sendo arranhada”.

O atual presidente da Petrobras fica no cargo até o mês que vem, quando assumirá Adriano Pires, o sucessor escolhido por Bolsonaro. O presidente da República ainda não explicou oficialmente por que tomou a decisão de tirar Silva e Luna do cargo. Nos últimos meses, Bolsonaro vem manifestando insatisfação com a posição da estatal de repassar, para o combustível vendido nas refinarias, os sucessivos aumentos no preço internacional do petróleo.

Para Bolsonaro, preocupado com a inflação em ano eleitoral, a empresa deveria segurar os preços, mesmo com a disparada do petróleo no mundo todo, causada pela pandemia e pela guerra Rússia-Ucrânia.

No seminário do STM, Silva e Luna, que é general da reserva, disse que a estatal tem que praticar os preços praticados no mercado internacional. “Tem responsabilidade social? Tem. Pode fazer política pública? Não. Pode fazer política partidária? Menos ainda”, afirmou.

Após o seminário, questionado por jornalistas sobre sua demissão, ele disse que, quando estiver fora da empresa, vai dar mais esclarecimentos para a imprensa. “Eu estou devendo um período de silêncio. Eu prefiro ficar ainda [em silêncio], depois a gente fala. Eu pretendo conversar com toda a imprensa, toda a mídia, mais informações, tirar algumas dúvidas […] Por toda a responsabilidade, até pela reputação da empresa que pode estar sendo arranhada, a ideia é colocar essas informações”, afirmou.

Diante de mais perguntas sobre a demissão, ele disse apenas: “É complexo.” Mais cedo, quando saiu da residência oficial do Palácio da Alvorada, Bolsonaro conversou com apoiadores, e um deles questionou o presidente sobre a saída de Luna e Silva. Bolsonaro respondeu brevemente: “Coisa de rotina, sem problema nenhum”.

 

Serra Talhada 2021

29/03


 

2022

Sebastião Oliveira prestigia a filiação de Rogério Leão no PSB

 

O deputado federal Sebastião Oliveira prestigiou, hoje, o ato de filiação do amigo e deputado estadual Rogério Leão ao PSB, sigla na qual o líder do Avante na Câmara dos Deputados coliga desde a época do saudoso Eduardo Campos. “Fiz questão de marcar presença para desejar boa sorte ao meu primo, compadre e correligionário Rogério Leão na sua jornada rumo à reeleição. Continuamos com a mesma amizade e parceira de sempre”, destacou Oliveira.

Sobre o Avante, o parlamentar destacou que a sigla já fechou a chapa de candidatos a federal e praticamente definiu a de estadual: “Até sábado fechamos as duas chapas. Firmei um acordo com os pré-candidatos que nenhum candidato de mandato ingressaria no partido para concorrer a uma vaga na Alepe. O Avante está mais firme do que nunca. O nosso time vem forte”, cravou Sebá.

Por blog do Magno

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui