Início NOTÍCIAS ANTONIO FERNANDO SE REÚNE COM DIREÇÃO DA ADAGRO PARA TRATAR DE TEMAS...

ANTONIO FERNANDO SE REÚNE COM DIREÇÃO DA ADAGRO PARA TRATAR DE TEMAS DO ARARIPE.

109
0

Antes do retorno das atividades da Assembleia Legislativa de Pernambuco – ALEPE, marcado para a próxima segunda-feira, 1º de fevereiro, o deputado estadual Antonio Fernando (PSC) está cumprindo uma série de agendas estratégicas para os pleitos do Araripe na Capital do Estado. Um dos destaques da semana foi a reunião com a direção da ADAGRO – Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária de Pernambuco, no Recife, para defender uma série de questões fundamentais para os produtores rurais do Sertão do Araripe.

O deputado foi recebido pelo presidente do órgão, Paulo Lima. Também participaram da reunião o Gerente Regional da ADAGRO – Recife, Aurélio Galindo; e Fernando Miranda, Diretor de Defesa Animal. “A recuperação das estruturas dos matadouros de animais (bovinos, caprinos e ovinos) do Araripe foi o assunto principal da conversa. Existem várias questões envolvendo o abate de animais em nossa região. O município de Exu, por exemplo, está com o matadouro interditado pelo Ministério Público há seis anos. É preciso encontrar saídas para o problema, que afeta, principalmente, os pequenos pecuaristas e marchantes, além da própria população, na proteção sanitária e de saúde pública. Uma das soluções seria a instalação de um matadouro regional em Ouricuri (certificado pela ADAGRO), que poderia ser uma opção para os municípios que não podem arcar com os custos de manutenção de um matadouro exclusivo para o município pela baixa demanda de abates”, explicou Antonio Fernando.

O deputado Antonio Fernando também colocou em pauta junto à direção da ADAGRO uma busca de meios de orientar e simplificar as licenças legais para as atividades agroindustriais dos pequenos produtores do Sertão do Araripe. “Dados recentes (Junho 2020) apontam Bodocó como o 3ª maior produtor de leite de Pernambuco, com volume de 123 mil litros de leite por dia; perdendo apenas para Itaíba (140 mil litros/Dia) e São Bento do Una (133 mil litros/Dia). Nossa produção é expressiva e os produtores de queijo, manteiga e doce de leite de Bodocó precisam de apoio para trabalhar regulamentados. E nós já estamos formatando em parceria com a ADAGRO uma série de palestras (e, possivelmente, até cursos) de orientação para os pequenos produtores de todo o Araripe receberem orientações que ajudem na formalização das licenças legais e adequação das estruturas de produção para a atividade”, concluiu Antonio Fernando.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui