Início NOTÍCIAS Escola SESI de Araripina inicia 2022 com o Novo Ensino Médio

Escola SESI de Araripina inicia 2022 com o Novo Ensino Médio

104
0
????????????????????????????????????

O Novo Ensino Médio (NEM) entra em vigor a partir deste ano e os alunos ingressantes no 1º ano do Ensino Médio da Escola SESI de Araripina serão os primeiros a estudarem com as novas metodologias adotadas pelo Ministério da Educação após as mudanças na Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Com o Novo Ensino Médio, as disciplinas que antes eram ensinadas de maneira individual passam a ser agrupadas em áreas similares de conhecimento a exemplo do que é aplicado no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As quatro áreas do conhecimento serão: linguagens e suas tecnologias; matemática e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias e ciências humanas e sociais aplicadas. Com isso, a carga horária diária que, antes era de 4 horas, passa a ser de 5 horas, totalizando 1.800 horas ao longo dos três anos de Ensino Médio.

Outra mudança é a inclusão dos Itinerários Formativos que serão escolhidos pelo próprio aluno nas quatro áreas do conhecimento além da formação técnica profissional. Eles servirão para aprofundar o aprendizado do aluno no projeto de vida que ele deseja para a sua carreira profissional. Os itinerários formativos ocuparão até 1.200 horas ao longo dos três anos.

Na Escola SESI de Araripina, o Novo Ensino Médio será iniciado com três turmas do 1º ano que, além da formação nas quatro áreas do conhecimento, poderão escolher – mediante a oferta de vagas – os itinerários formativos em três áreas: Ciências da Natureza e suas tecnologias ou Formação Técnica Profissional em Eletrotécnica ou Jogos Digitais.

“A metodologia adotada no Novo Ensino Médio que entra em vigor a partir deste ano em todo o país já faz parte do modelo de educação do SESI há anos com o ensino técnico profissionalizante. O SESI e o SENAI andam em conjunto na formação básica e profissionalizante através do programa EBEP. Com base nessa experiência, é possível afirmar que as mudanças do Novo Ensino Médio trarão excelentes resultados na formação dos jovens”, afirma a gestora do SESI Araripina, Ana Mary Ferreira.

As aulas na Escola SESI Araripina estão previstas para iniciarem no dia 31 de janeiro. Este ano, a escola terá cerca de 430 alunos do Ensino Fundamental e Médio. Com um sistema de ensino reconhecidamente

aprovado pela comunidade, o SESI de Araripina oferece transporte escolar gratuito para todos os seus alunos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui