Início BRASIL Média de mortes por Covid-19 reduz no Brasil, mas segue acima de...

Média de mortes por Covid-19 reduz no Brasil, mas segue acima de mil vítimas por dia

68
0

O Ministério da Saúde notificou, nesta segunda-feira (28), mais 618 mortes por Covid-19 e 27.804 novos casos da doença. Com isso, o Brasil chega a 514.092 óbitos e a 18.444.402 pessoas infectadas pelo Sars-CoV-2 desde o registro dos primeiros casos em território nacional, no final de fevereiro do ano passado.

A média móvel de mortes está em torno de 1.600 óbitos por dia, valor 18% menor em relação ao dado de duas semanas atrás. É a menor média desde 9 de março, quando o País registrou 1.572 mortes por dia. Apesar da redução do dado, o Brasil completa, nesta segunda, 159 dias seguidos com a média de óbitos acima de mil.

O dado é um instrumento estatístico que busca amenizar grandes variações que costumam ocorrer em finais de semana e feriados. A média é calculada pela soma do número de mortes dos últimos sete dias e a divisão do resultado por sete.

Aos domingos, segundas e feriados, os dados relacionados à pandemia costumam ser menores. Isso acontece porque as secretarias de saúde municipais e estaduais funcionam com efetivos profissionais reduzidos nesses dias, gerando um atraso nas notificações.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui