Início EDUCAÇÃO Prouni 2022: calendário da segunda chamada e lista de espera

Prouni 2022: calendário da segunda chamada e lista de espera

281
0

segunda chamada do Prouni 2022, com os resultados das vagas que não foram preenchidas, está prevista para acontecer na próxima segunda-feira (21/03). De acordo com o calendário do Programa Universidade para Todos, os candidatos que não passaram na primeira lista de aprovados terão uma nova chance de conseguir as bolsas.

Depois disso, aqueles que mesmo assim não conseguirem a ajuda financeira poderão se inscrever na lista de espera. O período para a inclusão ficará aberto nos dias 04 e 05 de abril, com resultado divulgado no dia 07 do mesmo mês. O objetivo é conceder 273 mil bolsas estudantis neste primeiro semestre.

Como vai funcionar a segunda chamada do Prouni 2022

Não é necessário fazer nenhuma inscrição para estar na segunda chamada do Prouni 2022. O sistema do programa realiza a seleção a partir da pontuação do Enem cadastrada na época do processo seletivo. Dessa forma, os estudantes serão contemplados dentro das duas opções de curso que marcaram em fevereiro.

A lista com os nomes dos aprovados deve ser divulgada no portal de Acesso Único, do Ministério da Educação (MEC), na área do programa de bolsas no dia 21 de março. Assim que o estudante identificar que passou na seleção, deverá confirmar suas informações para ingressar no Prouni 2022.

O período de comprovação ficará aberto até o dia 29 de março. Depois disso, poderão se inscrever na lista de espera, entre os dias 04 e 05 de abril, aqueles que:

  • 1ª opção de curso: foram reprovados nas duas chamadas regulares e/ou pré-selecionados para a 2ª opção de curso, mas não conseguiu aprovação por não haver formação de turma;
  • 2ª opção de curso: foram reprovados nas duas chamadas regulares, sem formação de turma na 1ª opção, e/ou pré-selecionados para a 1ª opção de curso, mas não conseguiu aprovação por não haver formação de turma.

Quem recebe as bolsas do Prouni 2022

O Programa Universidade para Todos concede bolsas integrais e parciais para estudantes de baixa renda todos os anos. Essa ajuda financeira é voltada para o pagamento das mensalidades em cursos de nível superior em universidades privadas. A participação no Prouni 2022 requer que o estudante:

  • Não tenha zerado a redação do Enem do ano-base de 2021;
  • Tenha obtido pontuação mínima de 450 pontos na parte objetiva do Enem 2021;
  • Não possua diploma de graduação;
  • Tenha feito ensino médio em escola pública ou tenha sido bolsista em escola particular nos três anos;
  • Tenha renda familiar mensal por pessoa de até um salário mínimo e meio para bolsas integrais e de até três salários mínimos para bolsas parciais.

Também são contempladas pessoas com deficiência (PcDs) que estudaram em escola pública ou em instituição particular e professores que trabalham na educação básica da rede pública de ensino.

Por concursos no Brasil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui