Início SAÚDE Quarta dose de vacina contra Covid é liberada para pessoas a partir...

Quarta dose de vacina contra Covid é liberada para pessoas a partir de 60 anos em PE; Recife abre agendamento

78
0

O governo de Pernambuco autorizou, nesta segunda (25), a aplicação da 4ª dose da vacina contra Covid-19 em pessoas a partir de 60 anos. No Recife, o agendamento pela internet já está liberado e a nova fase da campanha começa na terça-feira (26).

Com o anúncio feito nesta segunda, Pernambuco amplia o público elegível que pode tomar a 4ª dose contra Covid, também chamada de segunda dose de reforço. Em 25 de março, foi autorizada a aplicação desse reforço em pessoas a partir de 65 anos.

No estado, o público estimado para tomar a quarta dose da vacina é de 1,2 milhão de pessoas. Até esta segunda, a cobertura vacinal nessa etapa da campanha estava em 18% do público elegível.

Também até esta segunda, cerca de 1 milhão de moradores do estado tinham sido contemplados com a terceira dose.

Isso equivale a 80,6% da cobertura vacinal nessa faixa etária. Quando se considera a população com mais de 18 anos, o percentual de cobertura se aproxima de 50%.

No Recife, a 4ª dose será aplicada no público elegível que recebeu o primeiro reforço contra a Covid há, pelo menos, quatro meses.

Na capital, 44.265 pessoas entre 60 e 64 anos podem participar dessa etapa da imunização. Para tomar a dose, as pessoas precisam realizar agendamento pelo Conecta Recife.

No dia escolhido para a vacinação, é preciso apresentar documento de identificação, além de um comprovante de que já completou o ciclo vacinal, para agilizar o atendimento.

São aceitos tanto o cartão de vacinação como o Certificado Digital de Vacinação, disponível no Conecta Recife.

A 4ª dose pode ser aplicada com os imunizantes da Janssen, Astrazeneca e Pfizer, independentemente da vacina recebida nas doses anteriores.

No Recife, desde dezembro de 2021, os imunossuprimidos são vacinados com a 4ª dose. Desde março deste ano, as pessoas a partir de 65 anos também são beneficiadas.

Sarampo e gripe

 

Vacina contra sarampo será aplicada no 'Dia D', no sábado (30) — Foto: Reprodução/TV Globo

Vacina contra sarampo será aplicada no ‘Dia D’, no sábado (30) — Foto: Reprodução/TV Globo

Também nesta segunda, o governo de Pernambuco anunciou a realização do “Dia D” de vacinação contra gripe e sarampo. A ação ocorrerá no sábado (30).

São convocados para a iniciativa os maiores de 60 anos e os pais das crianças de 6 meses a 4 anos de idade, além de trabalhadores em saúde.

A vacinação contra as duas doenças começou em 4 de abril. Segundo o governo, a cobertura, até esta segunda, era de 16,8% para sarampo, incluindo os trabalhadores da saúde, e 6% para gripe.

Entre o público elegível para tomar a vacina da gripe, foram contemplados 19,9% dos trabalhadores da saúde e 12,2% das pessoas com 60 anos ou mais.

A meta é imunizar, até 3 de junho, data de encerramento da campanha, pelo menos 95% dos grupos elegíveis para sarampo e 90% para a gripe.

A atual vacina da influenza imuniza contra três cepas da gripe: H1N1, H3N2, incluindo a cepa Darwin e tipo B.

A fórmula da vacina é diferente da aplicada no ano passado. Por isso, mesmo quem se imunizou no final de 2021 precisa tomar a nova dose para garantir uma proteção efetiva.

Na segunda etapa também serão imunizados contra a gripe as grávidas, mulheres que tiverem bebês há menos de 45 dias povos indígenas, professores das escolas públicas e privadas, pessoas com comorbidades e pessoas com deficiência permanente.

Também estão nesses grupos elegíveis caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, profissionais das forças de segurança e salvamento e das forças armadas.

Fazem parte dos grupos, ainda, funcionários do sistema prisional, população privada de liberdade e adolescentes e jovens cumprindo medidas socioeducativas.

VÍDEOS: Mais vistos de Pernambuco nos últimos 7 dias

 

200 vídeosPernambuco retira obrigatoriedade do uso de máscaras em locais fechadosOssada de bebê é descoberta durante escavações, na comunidade do Pilar, no RecifeOssadas humanas de quase 500 anos são encontradas no bairro do Recife
por g1 Pernambuco.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui