Início NOTÍCIAS Deputado Antônio Fernando comemora licitação do governo para projeto de reforço da...

Deputado Antônio Fernando comemora licitação do governo para projeto de reforço da Adutora do Oeste no Sertão do Araripe

357
0

A universalização do abastecimento d’água no Sertão do Araripe é uma luta antiga do deputado estadual Antonio Fernando (PSC). Agora uma nova batalha em defesa da água nas casas de todas as famílias da região começa a ser vencida. É que o Governo de Pernambuco publicou nesta sexta-feira (17.09), no Diário Oficial do Estado, a abertura da licitação para “Elaboração de Anteprojeto para implantação do Sistema Adutor de Negreiros”. Durante a última visita do Governador ao Araripe, no final de agosto, o deputado informou a Paulo Câmara a importância da construção da Adutora para livrar a Região do racionamento d’água e o Governador autorizou a presidente da Compesa, Manuela Marinho, a fazer o projeto de imediato.

“A conquista desse anteprojeto é uma grande vitória para nós e toda a população do Araripe. Quando construída, a Adutora vai ligar a Barragem de Negreiros às Caixas d’água de distribuição da Adutora do Oeste no Alto do Engenheiro. A obra terá cerca de 80 km de extensão, vindo da Barragem de Negreiros (Salgueiro), seguindo às margens da BR 232, até Parnamirim; e depois, de Parnamirim até Ouricuri, margeando a BR 316. Essa adutora pode suprir a deficiência de água da Adutora do Oeste por mais 25 anos. E pode resolver o problema de abastecimento dos municípios do Araripe nas áreas urbanas e em toda zona rural”, explicou o deputado Antonio Fernando.

Antonio Fernando é reconhecido em todo o Sertão por ter organizado, há mais de duas décadas, a luta vitoriosa em defesa da construção da Adutora do Oeste. “Mesmo sem ter mandato na época, mobilizamos a população, preparamos um abaixo-assinado com mais de 70 mil assinaturas e entregamos diretamente ao então Presidente da República, Fernando Henrique Cardoso. O pleito foi atendido pelo Governo Federal e hoje temos água nas torneiras. Mas isso já faz mais de 20 anos e a Adutora do Oeste precisa de uma obra hídrica de reforço, porque já não atende à demanda do Araripe, que hoje tem uma população de mais de 400 mil habitantes”, reforça o deputado.

De acordo com o deputado Antonio Fernando, depois deste primeiro passo – elaboração do anteprojeto, no valor de R$ 4 milhões – será necessário partir para a realização da obra propriamente dita da Adutora de Negreiros. “Trata-se de uma obra hídrica de porte, com valor estimado em cerca de R$ 120 milhões (Cento e vinte milhões de reais). Mas esse investimento é fundamental, porque tanto a demanda de água já não é suficiente como também a Adutora do Oeste já sofre uma deterioração física de suas tubulações. É preciso olhar para a frente e cuidar do futuro, para que não corramos risco de haver um colapso no abastecimento de água do Sertão do Araripe”, concluiu o deputado de Ouricuri.

por Blog Fala PE

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui