Início ARARIPE Conselho de Empresários da FIEPE debate sobre Agenda.Tech para o polo gesseiro...

Conselho de Empresários da FIEPE debate sobre Agenda.Tech para o polo gesseiro do Araripe

149
0

O Conselho Empresarial da Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (FIEPE) reuniu-se nesta quarta, 29, para mais um encontro dos empresários da região do Araripe onde são debatidos temas de interesse coletivo da indústria regional.

Durante a reunião foram apresentados os principais resultados do projeto Agenda.Tech do Arranjo Produtivo Local do Gesso – APL Gesso – realizado pelo SENAI em parceria com a Univasf e Sindusgesso e a participação de seis indústrias do polo gesseiro (AM Gesso, BRC Gesso, Trevo Gesso, STK Plaster, SM Gesso e Gesso Mineral). Os dados foram apresentados pelo coordenador de projetos elétricos do SENAI, Ricardo Chalegre e pela consultora do SENAI, Monalisa Moure.

O projeto acompanhou as indústrias durante seis meses e teve a atuação em quatro diretrizes: desenvolvimento de modelo para monitoramento e controle dos processos industriais; desenvolvimento de modelo para gerenciamento de custos; soluções em SST com foco no chão de fábrica e desenvolvimento de modelo para a ampliação da matriz energética.

Os estudos avaliaram diversos aspectos do processo produtivo das seis indústrias do polo gesseiro como, por exemplo, os custos operacionais das indústrias de mineração, calcinação e pré-moldados, os indicadores de Saúde e Segurança do Trabalho (SST) entre outros. Em virtude do recente anúncio da possível chegada do Gás Natural Liquefeito (GNL) para o polo gesseiro, a Agenda.Tech também está promovendo análises e estudos sobre as matrizes energéticas disponíveis.

Com o sucesso da inciativa, novas oportunidades de projetos estão sendo avaliadas como os estudos avançados do uso do GNL em substituição a lenha, o uso de forno elétrico para o processo de calcinação, o uso de sistemas de armazenamento integrados com sistemas de geração de energia solar e o estudo de novas tecnologias em fornos que podem ser aplicados ao APL do Gesso.

Sistema FIEPE – Mantido pelo setor industrial, atua no desenvolvimento de soluções para trazer ainda mais competitividade ao segmento. Além da FIEPE – que realiza a defesa de interesse do setor produtivo – conta ainda com o SESI, o SENAI e o IEL. Pelo SESI-PE, são oferecidos serviços de saúde e educação básica para os industriários, familiares e comunidade geral. O SENAI-PE, além de formação profissional, atua em metrologia e ensaios, consultorias e inovação. O IEL-PE foca na carreira profissional dos trabalhadores, desde a seleção de estagiários e profissionais, até a capacitação deles realizada pela sua Escola de Negócios.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui